Um projeto simples. O objetivo claro: integrar culturas através da convivência, além de possibilitar o contato com a língua do país vizinho.

Deste modo, os alunos do Colegio Experimental Paraguay Brasil - C.E.P.B. de Assunção - PY tem a possibilidade de conviver com estudantes brasileiros na cidade de Toledo - PR, aprendendo o português, e os alunos toledanos poderão conhecer os costumes e a língua espanhola ou castelhana falada no Paraguai. O intercâmbio sempre será realizado em períodos de 30 dias, cabendo àqueles que foram até o país vizinho também receber os estudantes, perfazendo 60 dias de convivência e trocas de experiências.

O Projeto de Intercâmbio Estudantil - P.I.E.T.A., é organizado por instituições que visualizam algo mais no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, oferecendo um Mundo para Descobrir!

E este espaço foi criado para você contar o Mundo que descobriu ao participar do intercâmbio, expondo aqui sua experiência e sua história de forma a contribuir para a construção de um projeto cada vez melhor.


segunda-feira, 20 de abril de 2009

PIETA 2010



Hola amigos...

Sigue el PIETA - Proyecto Intercambio Estudiantil TOLEDO -ASUNCIÓN. Deseo a todos mucha suerte y éxito.

Estamos armando el proyecto para 2010. Este año el grupo de Toledo irá primero a Asunción - CEPB - COLEGIO EXPERIMENTAL PARAGUAY - BRASIL. De inicio posiblemente serán 4 ó 5 los participantes.

En septiembre y octubre compartieron juntos BELÉN, TACIARA Y MARCIA. Recuerdo que Maylane recibió a Belén en Toledo.

Bienvenidos a los estudiantes integrantes del PIETA.
Saludos
Rosan

15 comentários:

Anônimo disse...

hola..soy jazmín coronel, del 1ro anho del cepb, vine por un mes a Toledo, una ciudad hermosa, con gente bastante agradable.. estoy muy contenta con esta experiencia que está siendo muy emocionante!! es una suerte para el nosotros alumnos que el colegio cepb tenga este tipo de proyectos... espero que siga, porque es muy interesante y una exelente forma de intercambiar cultura..

Anônimo disse...

hola!me llamo camila estoy participando en el intercambio con Toledo!bueno q puedo decir...una ciudad muuy pequeña...pero muy limpia y organizada!las personas me reciboeron bastante bien hasta ahora :D es una experiencia muy interesante!^^

Anônimo disse...

hola..soy daniel galarza, del 1ro anho del cepb, vine por un mes a Toledo, una ciudad espectacular, con gente muy agradable.. estoy muy contento con esta experiencia que hasta ahora solo me ha dejado feliz!! es una suerte para cualquiera poder participar de este tipo de proyectos... espero que siga, porque es una manera muy emocionante de vivir una cultura diferente..

27 de Abril de 2009 15:25

Anônimo disse...

Oi meu nome é Jheniffer Mayara Locatelli, sou do colégio Dario Vellozo, e participei do projeto intercambio P.I.E.T.A. para Assuncíon-Py.Foi uma ótima esperiência, conheci novas pessoas, conheci uma nova cultura e amei participar.Recomendo esta esperiencia para todos.Assuncíon é enorme, tem muitos lugares interessantes de se conhecer...
Espero que este projeto siga em frente com sucesso.

Anônimo disse...

Oi meu nome é Jheniffer, sou do colégio Dario Vellozo, e participei do intercambio para Assuncíon-Py.Foi uma ótima esperiência, conheci novas pessoas, conheci uma nova cultura e amei participar.Recomendo esta esperiencia para todos.Assuncíon é enorme, tem muitos lugares interessantes de se conhecer...
Espero que este projeto siga em frente com sucesso.

Anônimo disse...

Oi meu nome é Jheniffer, sou do colégio Dario Vellozo, e participei do intercambio para Assuncíon-Py.Foi uma ótima esperiência, conheci novas pessoas, conheci uma nova cultura e amei participar.Recomendo esta esperiencia para todos.Assuncíon é enorme, tem muitos lugares interessantes de se conhecer...
Espero que este projeto siga em frente com sucesso.

Anônimo disse...

Oi meu nome é Jheniffer, sou do colégio Dario Vellozo, e participei do intercambio para Assuncíon-Py.Foi uma ótima esperiência, conheci novas pessoas, conheci uma nova cultura e amei participar.Recomendo esta esperiencia para todos.Assuncíon é enorme, tem muitos lugares interessantes de se conhecer...
Espero que este projeto siga em frente com sucesso.

Anônimo disse...

sou danny e estou participando do intercambio, e estou adorando... pensei q ia ser dificil me acostumar, mais não foi dificil, me acostumei muito rapido...
o unico problema é quando tenho que me despedir da familia que é maravilhosa, e dos amigos que fiz aqui no Paraguay, pois todos me receberam muito bem aqui, mais pode ter certeza que é essa foi uma experiencia maravilhosa que vou leva pro resto da minha vida, agora asuncion eh minha segunda casa, e a familia MARTINEZ eh minha segunda familia, agradeço a você prof:ROSAN pela oportunidade de participar do intercambio...
e a todos do colegio CEPB colegio maravilhoso...
ROHAYRU CEPB....gracias por tudo...

Anônimo disse...

Oi meu nome e Marcos,eu recomendo esse intercâmbio para todos que tiverem a oportinidade de irem. No começo agente chora de saudade e reza para voltar, mas depois agente se apega,com sorte ate uma namorada, e ai agente chora para ficar... E tbm tem a parte da cultura.. Comidas tipicas, hummm.... E OTIMO recomendadissimo para qualquer pessoa. Eu fui e adorei. Agradeço ao prof. ROSAN, a minha familia do BR e do PY que me acolheram com mt amor e com compreenção... Gracias !! xD

Unknown disse...

Oi, me chamo Larissa e estou participando do P.I.E.T.A. 2010.
No começo quando cheguei não gostei de nada por aqui.
Queria mudar de família, queria ir embora. Mas depois me apeguei muito às pessoas daqui. Todos são muito carinhosos e isso me faz sentir muito bem!
Gostaria muito de ficar mais tempo e é uma pena que seja só um mês. Quero muito voltar porque nunca vou me esquecer dos meus novos amigos e de uma pessoa muito especial pra mim que conheci. Ele me fez muito feliz em um mês, mas um mês é muito pouco.. Então pretendo voltar!! Não sei como e nem quando, mas vou voltar!

Alejandra disse...

hola! soy Alejandra Chavez, del 3ro "B"CEPB-PY. Estoy participando del proyecto intercambio PIETA que me parece una muy buena oportunidad como para desaprovecharla, en la cual es conveniente dejar de lado los preconceptos y estar dispuestos para aprender todo tipo de actividades!

Anônimo disse...

Hola soy Christopher Fiddes,del 1ro.¨B¨ del C.E.P.B. y me gusto hacer el intercambio y pienso que Toledo es una ciudad hermosa y me gusto mucho el intercambio y pienso que es una oportunidad excelente para cualquier alumno para perfeccionar el idiomay conocer otra cultura, otra ciudad, otras personas, etc. y ademas de todo formar otras amistades.

Anônimo disse...

Hola, soy Aramy Martinez, del 3ro B del CEPB. Toledo es una ciudad bastante diferente a Asuncion, pero esa es la idea, aprender de diferentes modos de vida a parte de una lengua diferente. Es una experiencia muy buena puesto que uno hace amigos nuevos y consigue una segunda familia.

Anônimo disse...

Oi (: meu nome é Márcia, estou participando do PIETA 2010, e estou gostando muito :m é uma esperiência indescritivel, pois tudo é muito diferente da nossa realidade desde a lingua (que no começo nao entendia quase nada por falarem muito rápido e tals, mas que agora entendo muito bem e sei falar também o/), comida, costumes, afetos, maneiras, moeda, etc. até a modo de se vestir. Onde depois de um tempo me acostumei com tudo, e já é uma vida aqui. A cidade é muito grande, tem vários lugares muito legais, conheci muitos pontos turisticos, shoppins, parques, etc.. Vejo que o Paraguay é muito mais do que muitas pessoas pensam, é um país muito bom, sim, apesar dos apesares, eu gostei. As vezes penso que estou em Toledo, mas quando as pessoas abrem a boca e falam espanhol, me lembro que tudo vai passar em um mês que é muito, muito pouco :S fiz muitos amigos aqui, muito mesmos, e o mais legal é que as pessoas sao muito queridas e carinhosas o que me faz sentir em casa e muito bem, eles se importam com a gente de uma maneira muito especial :D e nao tem receios de mostrarem seus sentimentos. Entao, é isso... quem tiver oportunidade faça sim esse intercambio porque é muito mais que bom *-* eu gostei e tenho certeza que vao gostar. Obrigada ao proofessor Rosan, a galera do CEPB, minha familia brasileira e paraguaya e todos que me fizeram bem e que eu vou levar pra minha vida toda, nunca esquecerei nada e tenho muito vontade de voltar. Beijos :*

Anônimo disse...

Oi, me chamo Taciara e sou do colegio La Salle, estou participando do PIETA 2010, estou adorando essa nova experiencia de estar fora de casa por um mes, com tudo diferente, idioma, cultura, comida e è isso que faz a difereça. A rotina è diferente e demorei um pouco para me acostumar, mas depois voce entra no ritmo e náo quer mais voltar :S
È interessante, o fato de que atè que voce náo conhece a cidade, voce tira conclusões precipitadas e que depois voce ve que aquilo era tudo pelo contrario, as pessoas tem um enorme carinho e sáo muito amorosas. Os amigos que fiz aqui vou levar eternamente, porque eu sei que sáo verdadeiros, agradeço a minha familia paraguaia por tudo, por terem sido táo maravilhosos. :D
Agradeço ao Hispano e a minha linda familia do Brasil que me deram tanto apoio ao decorrer desse um mes.
E todos que tiverem vontade de fazer o intercambio náo pensem 2 vezes, è muito bom pode ter certeza. A minha volta para cà esta garantida jà. HAHA Beijos ! :*