Moacir Jorge Rauber
Quando duas pessoas, cada uma com uma idéia, se encontram e interagem, saem do encontro enriquecidas, agora cada uma com duas idéias. Isto acontece sempre e quando as pessoas envolvidas estão abertas para aceitar e para difundir idéias. Este é o princípio básico do intercâmbio, que significa permuta, troca, influência mútua entre outras acepções na mesma linha de raciocínio.
Partindo deste princípio o que é que podemos deduzir que ocorra quando da realização de um intercâmbio estudantil, que envolve cultura, costumes e um novo idioma? Considerando-se que quando vou para um período de intercâmbio levo comigo um idioma, a cultura própria da minha região e também uma série de costumes em mim arraigados e quando retorno trago comigo dois idiomas, uma nova cultura e uma nova série de costumes possíveis, posso deduzir que tenho minha expectativa de vida aumentada. Essa expectativa de vida não foi aumentada pelo número de anos vividos, que dependem de inúmeros outros fatores, mas certamente o será pelas diferentes perspectivas pelas quais estou apto a viver.
Este enriquecimento não se aplica somente a programas de intercâmbios, mas a todas as experiências nas quais podemos interagir de forma plena com culturas, idiomas e costumes diferentes. Deste modo, participar de programas de intercâmbios com alunos, viagens ou desafios profissionais em outros países faz com que se viva duas vezes. Aprenda, conheça, viaje e Viva Mais!
Um comentário:
"É PRECISO SABER VIVER" (Titãs)
Acredito como meu amigo Moacir que o intercâmbio realmente favoreça a esta "vida a mais". É sempre bom ter mais de uma visão de mundo. Construir novas idéias a partir de encontros com novas pessoas. Estar aberto ao diferente e aprender/ensinar que em minha opinião faz parte do mesmo processo. Parabéns àqueles que já participaram desta atividade.
Postar um comentário